Loading...
sábado, 25 de maio de 2013

Atitudes simples evitam a contaminação e facilitam a lavagem dos alimentos

LAVAR AS MÃOS


O consumo de alimentos deteriorados ou que não foram higienizados adequadamente pode gerar sérios riscos à saúde. Mas para prevenir viroses, infecções e outras doenças, basta caprichar nos cuidados com a higiene no dia a dia. Essas atitudes simples e práticas impedem o crescimento e a locomoção de micro-organismos e garantem a saúde da sua família.

Higiene na cozinha

1- Lave as mãos corretamente, usando sabonete antisséptico, antes de cozinhar.

2- Separe os equipamentos e utensílios que serão usados no preparo.

3- Prenda o cabelo e, se possível, use uma touca descartável.

4- Use um avental limpo sobre a roupa.

5- Nunca utilize a mesma faca, nem a mesma tábua, para cortar carne e, em seguida, picar legumes. Lave com água e sabão ou substitua por outra faca. ou tábua Assim, evita-se a contaminação de possíveis micro-organismos de um alimento para o outro

6- Cuidado com a temperatura: depois de pronta, a comida deve ser guardada na geladeira. Mesmo quente, ela não só pode como deve ser colocada na geladeira. As geladeiras são preparadas para isso, de modo a garantir a boa conservação do alimento.

7- Peixes, carnes e frutos do mar são os alimentos com maior risco de deterioração. Por isso, devem ser sempre mantidos sob refrigeração.

Alimentos bem limpinhos!
Frutas, legumes e verduras, antes de serem levados à mesa, precisam estar completamente livres de bactérias e larvas. Algumas soluções desinfetam pra valer e garantem a segurança que sua família merece. Depois de lavar estes alimentos, deixe-os de molho nos seguintes preparados:

- Solução de água sanitária (também conhecida como solução clorada ou dehipoclorito de sódio) Misture 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e mergulhe o alimento nesta solução, durante 15 minutos, para que elimine as larvas e bactérias. Em seguida, lave em água corrente.

- Soluções industrializadas Vendidas em supermercado, sacolões e feiras, constituem um preparado de hipoclorito de sódio que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. Para usar o produto, siga as instruções do fabricante.
http://www.sadia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
TOP